Vou contar-vos umas curiosidades sobre a marca de tabaco, Lucky Strike (Golpe de sorte).
Inicialmente, era utilizada por mineiros de onde veio o nome, pois cada vez que encontravam ouro gritavam: "Lucky Strike!". Um dia a fábrica incendiou e só sobrou o tabaco tostado. Daí a famosa frase: "Lucky Strike, It's Toasted!".
Por volta dos anos 20, começou a tornar-se um tabaco altamente sofisticado e dirigido essencialmente a mulheres. Tudo isto devido a uma campanha publicitária a este tabaco que alegrava a perda de peso ao fumar este cigarro.
Portanto, enquanto a marca Camel ficava para os de baixa classe económica, o Lucky ficava para senhoras de alta classe.
Passou a ser um símbolo de classe e elegância.
Curiosamente, estes cigarros, após a 2º Guerra Mundial, deixaram de ser utilizados pela sua clientela. E porquê? Exatamente pelos mesmos motivos que levaram esta clientela a consumir: a estética. Como a cor dos maços era verde, e essa cor não estava na moda na altura, muitas mulheres deixaram de fumar Luckies.
Irónico, não?
Decidiram então, trocar a cor do maço para branco, inventado uma pequena mentira beneficiando da situação da Guerra. Disseram então que a escassez de metais, estava a afetar a empresa. Fizeram um comunicado anunciando que o óxido utilizado para produzir a cor verde dos maços já não era possível de adquirir, levando assim a um troca de cores.
Assim, abdicou-se da tinta verde e optou-se pela cor branca, e esta mudança acompanhou-se de uma campanha que afirmava: "Lucky Strike green has gone to war” (O verde de Lucky Strike foi para a guerra).
Teve um imenso sucesso, e os Luckies passaram a ser os cigarros do sucesso. Os cigarros dos ganhadores.
Foi a campanha mais bem sucedida na venda de cigarros em todo o mundo. E tudo porquê? Por um pequeno golpe de sorte na mentira certa, no momento certo.
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